Aula sobre Introdução a Arquitetura de Informação

Bom, vamos iniciar a história. Lá vou eu para o Curso de AI na PUC que meus caros colegas da Midia Digital, Jeferson Jess, Vinícius Krause e Luís Felipe iriam palestrar. Depois de alguns momentos agoniantes dirigindo e duas horas depois para chegar no laboratorio de comunicação da PUC, que descobri que na verdade fica 10 minutos da minha casa, mas isso é outra história, vamos manter o foco em contar um pouco sobre o curso de AI.

.

No inicio da manhã, as palestras iniciam com o Vinícius Krause fazendo a introdução sobre a Arquitetura da informação falando sobre diversos assuntos básicos para desenvolver o assunto, Utilidade, Usabilidade, Encontrabilidade, Credibilidade, Acessibilidade, Amigabilidade e etc.

.

“leandropfs: Três vertentes da criação de sites: contexto, usuário e conteúdo. #cursoAI”
Criscalil: “Usabilidade é a eficiência, eficácia e satisfação com a qual o público do produto alcance objetivos em um determinado contexto.” #CursoAI
..
Durante as explicações sobre usabilidade foi mencionado alguma vezes o nome Jakob Nielsen’s, guru de usabilidade, tambem foi mostrado seu site o www.useit.com – que até hoje funciona em Netscape. Nesse momento @viniciuskrause falando sobre como os sites precisam funcionar e ter utilidade, afirma que “É melhor não ter um site, do que ter um  que não funciona”
.
.
Durante a apresentação blogs de usabilidade como Usabilidoidos e seu conteúdos relevantes apareceram como “As 10 heurísticas de Nielsen” para exemplifiar a real importância de todos os pontos que precisamos levantar durante a criação e duração do site, e como é necessário sempre modificações constante e adequadas.
.
.
Após passar um vídeo muito bom sobre a real necessidade dos sites se adaptarame as usuários com alguma deficiência o alunos do #CursoAI twittaram as seguintes frases.
.
.
Criscalil: Quem entra no EGO da Globo.com só entra pra ver foto e não pra ler. #CursoAI (via @felipe_pp)
jrdesigner: Atenção para o Decreto de lei nº5296 dez/2004. Será que muitas empresas praticam isso. #cursoai
jrdesigner: Acesso ao homebank que não teve o cuidado para q pessoas com alguma deficiência consigam utilizar é #failtotal #cursoai
,.
Um site que nesse momento foi divulado por @Criscalil e retwittado por alguns dos alunos foi o www.acessodigital.net, onde diversos profissionais de várias areas se reunem e trabalham para melhorar o acesso da tecnologia da informação.
.
Após essa apresentação que era quase meio-dia os parceiros de cursos os alunos  já começam a se mostrar interessados na hora da refeição.
.
Criscalil: #CursoAI aonde vai ser o almoço!? @urielmarques @alessioalionco
alessioalionco: @deborarussiano #cursoai hahaha vamos decidir – onde comer – quando acabar a aula… hahahah
..
Uma referência relevante foi “Não me faça pensar” de Steve Krug de como seu site deve ser simple para os usuários, que else naveguem e encontrem os conteúdos que procuram.
.
.
A tarde no foi comentado sobre como os sites devem ter uma estrutura para que os “spiders” de sites de buscas possam indexar o conteúdo e facilitar as buscar e organização e como os usuários usam e abusam dos buscadores.
.
.
Alan_David: #CursoAI 80% dos usuários iniciam em mecanismo de buscas / 62% clicam na primeira página. Isso sim é a importância de SEM. SEO e Links.
..
A autoria dess post se deve a todos os alunos que participaram da aula em seus twitter,
..
.
E claro a seus ilustrs professores:

Jeferson Jess @expedicao

Luís Felipe @felipe_pp

Vinícius Krause @viniciuskrause WebKrause

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *